
DEZ RAZÕES.
APENAS UMA SERIA SUFICIENTE.
PODERIAM SER MAIS DE MIL!
PARA O CONTRIBUINTE
1. DINHEIRO DO CONTRIBUINTE
Apenas essa razão já seria mais do que suficiente. Destinar dinheiro expropriado da sociedade para repassá-lo a um bilionário brasileiro e a um grupo francês, impensável!
2. JUROS SUBSIDIADOS
O governo toma no mercado à taxa selic + até 12% de juros e vai emprestar à 6% ao ano. Adivinhe quem banca a diferença?
PARA O CONSUMIDOR
3. AUMENTO DE PREÇOS
Concentração de mercado leva à uma menor competição. Menor competição significa sempre aumento de preços .
4. POSSIBILIDADE DE COMBINAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE PREÇOS E DESCONTOS
Com poucos players no mercado ficarão facilitadas estratégias combinadas de preços e promoções.
Já vivemos isso no Brasil nos tempos da Autolatina, que reunia Ford e Wolks. Se a Coca no Wall-Mart estiver a 1,60 estará 1,60 no Carrepão.
5. QUEDA NA QUALIDADE DE ATENDIMENTO E SERVIÇOS ADICIONADOS
Novamente menor competição serpa negativa, com queda na qualidade de atendimento e serviços adicionados.
6. PERDA DO DIREITO DE ESCOLHA COM MENOR VARIEDADE DE PRODUTOS NA GÔNDOLAS
Esse é um problema indireto da concentração.O consumidor será submetido à uma menor variedade de produtos, ficando refém das grandes lojas que optarão por grandes marcas com maior capacidade de negociação.
PARA EMPRESAS FORNECEDORAS MÉDIAS, REGIONAIS E NOVAS EMPRESAS
7. IMPOSSIBILIDADE DA ENTRADA DE NOVOS E INOVADORES PRODUTOS
Além de restringir as opções, a concentração vai restringir sobremaneira a entrada de produtos e marcas diferentes. As empresas com menor capacidade de produção e negociação perderão penetração ou mesmo serão alijadas do mercado, assim como as empresas regionais.
PARA OS TRABALHADORES
8. DESEMPREGO DIRETO
Carrefour e Pão de Açúcar não manterão duas lojas na mesma região. Dois setores administrativos não serão mais necessários.
9. DESEMPREGO INDIRETO
As pequenas redes não suportarão a concorrência. Também as empresas com acesso limitado às gôndolas e as empresas regionais perderão mercado ou mesmo fecharão as portas.
PARA O PAÍS
10. RESERVA DE MERCADO COM IMPOSSIBILIDADE DA ENTRADA DE NOVOS PLAYERS
Pelo domínio de mercado será impossível a entrada de novos supermercados desestimulando a inovação, novas formas de relacionamento com o cliente, novos formatos de negócio, condenando o consumidor a um só padrão de empresa varejsta.
O argumento de fortalecimento de uma empresa nacional, por si só é uma falácia. O BNDES fez isso com a AMBEV que poucos anos depois virou belga. E você lembra o grande argumento? Fazer do Guaraná Antarctica um refrigerante com penetração mundial. E o que aconteceu? Nada. Apenas retiraram o principal concorrente das prateleiras, o Guaraná Brahma. Uma vez mais o pais da mentira está bem servido.
Parabéns Abílio Diniz, refez sua fortuna e a está multiplicando com os impostos da macacada.Ps: Abílio Diniz foi um dos maiores financiadores da campanha de Dilma Roussef e é hoje membro do Câmara de Gestão e Competitividade do Planalto. Assim fica fácil!
Nenhum comentário:
Postar um comentário